ALERTA – charutinho e redinha dobram chances de morte súbita no bebê

ALERTA – charutinho e redinha dobram chances de morte súbita no bebê

Quando Alice tinha apenas 15 dias, me rendi a técnica do charutinho e coloquei ela para dormir no seu berço enroladinha em uma fraldinha de tecido. Até aí, estava MUITO tranquila em relação aos benefícios dessa técnica! De fato o bebê se sente confortável, como se sentia na barriga, mas o que eu esqueci de ler era que deixar o bebê dormindo sozinho enrolado no charutinho ou casulinho NÃO É RECOMENDADO, pois a técnica impossibilita que o recém nascido reaja em caso de perigo (obstruções da via respiratória). Eu estava cansada, muito cansada.

Foram 15 dias de muitas noites em claros, e assim que Alice dormiu, coloquei ela no berço e parti para a minha cama. Mas eu não me senti confortável e em segundos me levantei da cama para ver se de fato o charutinho não representava perigo para a minha bebê. Não tenho como explicar o que senti quando cheguei no berço e Alice estava ENGASGADA, e sem condições de virar ou reagir porque estava amarradinha no charutinho. Meu mundo caiu ali, naquele momento! Fiz a manobra, Alice desengasgou sem maiores problemas, mas o trauma (em mim) ficou. Por causa desse episódio eu passei noites sem dormir, até que decidi que o melhor seria levar a pequena para o meu quarto, local em que ela dormiu até os seus 4 meses de idade.

FICA O ALERTA PARA TODAS AS MÃES

Recentemente uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, publicada no periódico médico Pediatrics, informou que o casulo ou charutinho AUMENTA EM 2 VEZES o risco da Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI), especialmente para os bebês com mais de 6 meses.

Ainda que muitos profissionais de saúde continuem ensinando a técnica do charutinho ou casulo para pais e mães de recém-nascidos, o hábito já não é recomendado há algum tempo porque como a criança fica presa, ela tem menos chances de conseguir se mexer caso algo obstrua o nariz ou a boca durante o sono. A rede de balanço feita para colocar no berço, outro item que tem virado mania entre as famílias por prometer facilitar a hora do sono, também pode ameaçar a segurança dos bebês. Dessa forma, O CHARUTINHO E A REDE só são aconselhados em caso de monitoramento permanente!

Lembre-se: até os 2 anos de idade as crianças devem ser agasalhadas apenas com roupas, sem mantas, nem cobertores. E os recém-nascidos devem ser colocados sempre de barriga para cima!

Vamos compartilhar esse informação!
beijos,

Ananda Urias
ananda@maezice.com.br
Instagram e snapchat: maezice
Fan Page: Fb.com/maezice
Youtube.com/maeziceblog
Grupo no Facebook Mãezice

Ananda Urias
Partilhar:

1 Comment

  1. Claudia Pascoa
    22 de junho de 2016 / 17:13

    Não entendi qual o risco que a rede de berço oferece… a rede não imobiliza o bebê, muito pelo contrário, o bebê fica de barriga para cima e com a cabeceira semi elevada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *