Amamentar não é fácil – empondere-se!

Amamentar não é fácil – empondere-se!

Você está grávida e acredita que amamentação é um ato instintivo? Ficamos impressionadas com a forma com que nós mulheres não somos preparadas para a maternidade. Talvez você esteja se perguntando agora:“Como não somos preparadas? Se brincamos de boneca, casinha, família feliz praticamente desde que nascemos…?”

A verdade é que na infância realizamos uma repetição do processo materno que enxergamos e vivenciamos dentro da nossa própria casa. E apesar de já enxergarmos na infância as bonequinhas com olhos maternos, nada nos prepara para a maternidade real. Nem para a amamentação real. Muito menos, para maternar um bebê real.

É comum encontrarmos mulheres no final da gestação que acreditam que a amamentação é um processo simples e instintivo. Então, hoje vamos te contar a verdade:

  • Quando o seu tão sonhado bebê finalmente estiver nos seus braços, os seus peitos não vão jorrar leite, e você pode se desesperar, perder a segurança, morrer de medo e não se sentir preparada para aquela missão.
  • Assim que nasce, o bebê já buscará a mama (sim, o bebê vai sentir uma falta gigantesca do ambiente intra útero e por isso vai ficar “buscando ” o peito o tempo todo), mas nem de longe isso significa que ele sabe mamar! A verdade é que na amamentação: filho e mãe estão aprendendo, juntinhos a vivenciar aquele momento. 
  • Esqueça a fórmula do tempo: 20 minutos em um peito x 20 minutos em outro peito! Ninguém te conta que o estômago do seu bebê é tão pequenininho que pode ser comparado a uma cereja, e por isso ele vai querer mamar várias vezes por dia em horários alternados e sem tempo contado. Liberte-se e confie no seu instinto materno.
  • Seu bebê, ainda nas primeiras horas de vida e no início da experiência com a amamentação, poderá se engasgar. É normal, mas você deverá saber o que fazer e o pânico não pode tomar conta de você!
  • Nem todas as pessoas ao seu lado irão acreditar no seu processo de amamentação. Você vai escutar frases como “seu leite é fraco”, “seu bebê não dorme porque não se alimentou bem”, “se o seu leite ainda não desceu, vamos dar o complemento”, “não deixe o seu bebê morrendo de fome, uma mamadeira não faz mal”… vão ser repetidas diversas vezes, até pelas pessoas da sua família. Mas você precisa estar segura dos benefícios da amamentação e seguir em frente. O início pode não ser o sonhado, mas com segurança e o apoio de uma equipe multidisciplinar te ajudando, você consegue!

Os benefícios da amamentação para a saúde do bebê

Apenas a amamentação materna traz proteção imunológica para o bebê, diminui o risco de desenvolver APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca), estimula um crescimento e, sobretudo, um desenvolvimento saudável, favorece e estreita o vínculo afetivo entre mãe e filho, evita diarréia, pneumonia, obesidade na infância e na vida adulta. Esses são apenas alguns dos principais benefícios que a amamentação traz à saúde do seu bebê, mas tenha certeza de que a amamentação faz um bem danado para a formação da estrutura emocional do seu pequeno.

O seu leite foi criado especificamente para suprir as necessidades do seu bebê.

Se você estiver sofrendo, vai escutar muita gente falando: Pra que isso tudo? Mas, tem que ser bom para os dois lados. Então, vale a pena te falar que os benefícios da amamentação não param no bebê. Nesse processo, a mãe é igualmente beneficiada: o útero retorna à sua posição não gravídica mais rápido, a mãe recupera o seu peso também mais rápido e diminui o risco de câncer de mama.

A chave para o sucesso do Aleitamento Materno Exclusivo é o empoderamento MATERNO. É preciso estar segura de que, apesar de todos os percalços, o seu bebê PRECISA do seu SEIO, do seu leitinho! 

Acreditamos que todo o ciclo gestar-parir-amamentar só vai ser mais leve para o binômio mãe/bebê e para toda a família, quando nós mães passarmos a maternar pela consciência do que isso significa e não pela “obrigação social” que a maternidade nos traz.

Empondere-se! 

Texto: Enfas Corujando (Consultoria em enfermagem materno infantil)
Amamentação / cuidado com o bebê/ treinamento de babás
Instagram: EnfasCorujando
Fanpage: Enfas Corujando

Ananda Urias
Partilhar:

1 Comment

  1. Lana Motta
    22 de Fevereiro de 2016 / 13:33

    Linda a foto da Laroca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *