Cuidando dos dentes do bebê

Cuidando dos dentes do bebê

Assim que os dentinhos começam a dar os primeiros sinais de vida, as mãe se desesperam: E agora, o que fazer? Que pasta e escovinha de dente usar? É verdade que o assunto gera muitas divergências, até entre os profissionais da área, mas é importante buscar um profissional atualizado e sempre antenado com as novas pesquisas a nível mundial.

Quando Larinha precisou desses primeiros cuidados, há 6 anos, as coisas eram muito diferente. Lara usou a pasta sem flúor por muitos anos, quando aos 4 anos, em uma visita a uma nova odontopediatra ficamos sabendo que a pasta sem flúor não surtia o efeito preventivo que desejamos e corremos para mudar a pasta! “Ah, mas o meu filho engole pasta e flúor é um perigo…”, é esse o medo de muitas mães! Pensando nisso, convidei a Dra. Daniela Salvador, uma odontopediatra querida, para explicar QUANDO ESCOVAR OS DENTES DO BEBÊ, COMO ESCOVAR, QUE PASTA USAR E MUITO MAIS. Vamos nessa?

Sabemos que o flúor presente na saliva após a escovação é extremamente importante para a prevenção da doença cárie! Por isso o Ministério da Saúde desde 2009 recomenda que a partir do primeiro dentinho todas as crianças devem escovar os dentes com PEQUENAS QUANTIDADES DE CREME DENTAL COM FLÚOR NA CONCENTRAÇÃO DE 1100PPM, duas vezes ao dia.

Vale a pena ressaltar que a ingestão acidental de grandes quantidades do creme pode causar fluorose (alterações no esmalte do dente que está em desenvolvimento). Pensando em minimizar os riscos da ingestão de grandes quantidades de flúor, a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda que o uso seja feito de forma racional e sempre controlado por um adulto e recomendado pelo odontopediatra. O uso do creme em qualidades apropriadas só trará benefícios para a criança e mesmo que seja engolido totalmente não causará danos ao dentinho que está por vir.

Então aí vai a dica:

  • Bebês com até 8 dentes ou menos de 10kg: colocar a quantidade equivalente a MEIO grão de arroz (0,05g) – duas vezes ao dia.
  • Bebês e crianças que não sabem cuspir e com mais de 10kg: colocar a quantidade equivalente a 1 grão de arroz (0,1g) – duas vezes ao dia.
  • Crianças que sabem cuspir: colocar a quantidade de creme equivalente a 1 grão de ervilha (0,3g) – em todas as escovações.
  • ATENÇÃO – Recomendo que isso seja feito APENAS pelos pais ou pessoas que estejam orientadas quanto ao uso. Caso quem vá realizar a escovação não saiba como fazer ou a escovação seja sem controle ou supervisão é preferível que seja realizada com creme dental sem flúor, ok?

Sempre oriento que os pais tenham 2 tipos de creme: COM e SEM flúor, assim fora de casa sem a supervisão dos pais o creme sem flúor pode ser liberado. E não deixe de marcar uma consulta com uma odontopediatra! 🙂

Dra. Daniela Salvador
Cirurgiã-Dentista, Odontopediatra. Mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco FOP/UPE. Doutoranda em Odontopediatria – UPE, Pós-graduanda em Ortodontia – SOEPE. (@tiadanidentista)
FONTES:
Ministério da Saúde (Guia de recomendações para o uso de fluoretos, 2009)
ABOPREV (Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde)

Como a gente faz aqui em casa:
maezice_escovando_os_dentes_do_bebe

Escovamos os dentes de Alice desde os 8 meses, quando tivemos de fato o primeiro dentinho. Nessa fase, eu só dava a escova para ela coçar os dentes e aproveitava para fazer uma limpezinha na gengiva com água mineral! Não foi indicação de nenhum odontopediatra, mas preferi esperar mais alguns dentinhos nascerem para iniciar a limpeza com a pasta dental. Agora, com 5 dentinhos, escovo os dentes dela duas vezes por dia: 1 com pasta com flúor e 1 sem flúor! Depois que eu escovo os dentinhos dela, permito que Alice use a escova para coçar a gengiva e curtir sozinha aquele momento, ela se diverte e eu fotografo.

E por aí, como vocês estão cuidando dos dentinhos dos pequenos?

Obrigada, Tia Dani pela participação mais do que especial no blog. Um beijo carinhoso e muito sucesso!

Beijos,

Ananda Urias
ananda@maezice.com.br
Instagram e snapchat: maezice
Fan Page: Fb.com/maezice
Youtube.com/maeziceblog
Grupo no Facebook Mãezice

Ananda Urias
Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *