Dicas para tirar lindas fotos do seu filho

Dicas para tirar lindas fotos do seu filho

Não existe nada que substitua um bom ensaio fotográfico profissional em família, não é? Mas no dia a dia, queremos fazer belos registros do crescimento dos nossos filhos, e nos deparamos com as dificuldades de fotografar uma criança! Esse post vai te trazer dicas SIMPLES para garantir boas fotos do seu filho. Vamos nessa?

  • ESCOLHA UMA BOA CÂMERA

Eu tinha uma câmera profissional, mas o carregador dela quebrou e eu nunca consegui comprar um novo, e recentemente descobri que a lente da câmera estava com fungo devido. Resultado, eu passei um bom tempo sem fazer boas fotografias da Lara e quando Alice estava perto de nascer, percebi que as fotos de celular nunca iriam suprir a minha necessidade pessoal e profissional. De forma temporária, investi em uma câmera canon powershot sx 520 SD, que custa uma média de 800 a 900 reais e é considerada uma câmera semi profissional.

cmera-canon-eos-rebel-t5-lente-18-55mm-12x-sem-juros-21010-MLB20201966498_112014-OUsei essa câmera por cinco meses, até sentir de fato a necessidade de ter uma profissional. Investi em uma T5 da Canon, que é uma câmera perfeita para não profissionais da fotografia que querem se aventurar, e sou completamente apaixonada pelo seu desempenho! Claro que existem outras melhores no mercado, mas eu não sou profissional da área. O meu objetivo é apenas fotografar lindos momentos da vida das minhas filhas com qualidade. Comprei a minha câmera por 2 mil reais, mas hoje você já encontra o mesmo modelo por 1.300 na internet, e te garanto que ela vale cada centavo que paguei! Se você está procurando uma câmera com bom custo benefício, essa a minha indicação.

MAS NÃO SE PRENDA A ISSO… 

Boas fotos vão muito além da câmera que você usa! Tenho amigas que portam câmeras mais potentes e cheias de ‘pra que isso’ e por não saberem usar nem metade do que a máquina oferece, não conseguem tirar nem as mais básicas fotografias! Então, se você não pode ou não quer investir em uma câmera, não se preocupa não. Dá sim para tirar lindas fotos usando o seu smarthphone.

  • ILUMINAÇÃO

Esqueça o flash e invista na luz natural 

Quanto mais luz natural a foto tiver, melhor será o resultado. Já notou que quando você tira uma foto com flash os olhos saem vermelhos ou o fundo escuro demais? Pronto! Eu tiro muitas fotos das meninas, já trabalhei com fotojornalismo, mas não gosto de usar flash não. Para mim, ela estraga a naturalidade de qualquer fotografia! Prefiro os horários e locais em que a luz solar (pode até ser em parceria com as luzes fluorescentes da minha casa) me permitem clicar aquele momento!

Quando a minha casa está com pouca luminosidade e as lâmpadas não dão conta de me permitir ter a iluminação que quero, desço para o parquinho e busco espaços abertos.. Eu já sei que na minha casa, o sol bate pela manhã na varanda, sala, no meu quarto e no da Lara. A tarde, o sol fica todo no quartinho de Alice! Então, quando quero uma foto legal já sei onde tirar! 😉

Os melhores horários para fotografar a luz do dia, evitando sombras e em locais abertos são: das 5h da manhã (depende da estação do ano e região) até as11h, e a tarde é das 15h até o sol se pôr. Fuja do pico do sol (meio dia), esses horários não são legais para fotos abertas, porque dão muita sombra e olhos fechados. Se a foto tiver que ser nesse horário, busque um espaço com sombra natural. 🙂

  • ESCOLHENDO O LOCAL DA FOTO E ENQUADRAMENTO

Pequenos espaços na sua casa ou fora dela

Quanto mais neutro e ‘limpo’ for o local da foto, mais linda a foto será. PAREDES BRANCAS E CLARAS, BERÇO, BANHEIROS BRANCOS OU CLAROS, BANHEIRAS BRANCAS, JARDINS E PARQUINHOS são ótimos locais para fazer uma foto linda. Vale a pena lembrar: o foco da foto é o seu filho, então fuja de muitos elementos e locais com muitas pessoas. Ou caso você tenha uma câmera profissional, foque no seu filho e desfoque a multidão de elementos que têm atrás dele.

Dicas simples e econômicas: Lençóis coloridos, acessórios de cabelo, manta, roupinhas divertidas, composição de brinquedos, quadrinhos do quarto, bichinhos de pelúcia, plaquinhas personalizadas, body com numeração de mês, fraldinha (ou calcinhas e cuequinhas) são algumas ideias que você pode colocar em prática para compor uma foto divertida sem muito custo. 

  • TIRAR FOTO TEM QUE SER DIVERTIDO

A não ser que o seu filho seja um anão, ele não vai posar para as suas fotos como você quer. Então, fotografar uma criança envolve muito mais do que apenas apertar o gatilho e clicar! Você precisa fazer que aquele momento seja divertido e engraçado para o seu filho, além de respeitar o tempo dele.

  1. respeite os horários do seu filho (mas lembre-se que dá para tirar lindas fotos deles dormindo também!)
  2. troca troca de roupa estressa qualquer criança, então tire todo dia foto. Muito melhor do que tirar milhões de fotos em apenas um dia.
  3. A rotina do bebê é um momento lúdico e lindo para se registrar. Não se prenda as fotos com fundos brancos. Enquanto o seu filho brinca em um tapete colorido com os seus brinquedos favoritos, você pode e deve fotografar o momento.
  4. Invista em ângulos diferentes: suba na cadeira, deite no chão, fique na altura do seu filho, tente enxergar o momento através de uma ótica que te leve além.
  5. Fotos não são apenas para as redes sociais, foto deve ser a eternização de um momento em família. Lá no futuro, isso é tudo que o seu filho terá para lembrar de como foi feliz quando era pequeno.
  6. Nem só de sorriso vive uma boa foto. Aqui em casa, as meninas são bem expressivas e eu quero me lembrar exatamente de cada carinha que elas fazem. Por isso, as minhas fotos favoritas são as de biquinho, chorinho, sorriso escandaloso, caretinha de medo…
  7. Tire muitas fotos em sequência. Criança fala, gesticula, abre e fecha os olhos rapidamente, além de se mover rápido também, não é? Então, eu te aconselho a tirar uma infinidade de fotos até que uma fique exatamente do jeito que você desejava.

APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE FOTO

Eu tiro foto na máquina profissional, quando passo para o computador faço uma breve seleção entre as fotos que podem ser usadas ou as que vão direto para o lixo, depois disso passo para o meu e-mail (a minha máquina não tem wi-fi) e a edição da foto acontece apenas no meu celular. No meu caso, as edições são apenas para ajustar iluminação ou enquadramento, mas os aplicativos de hoje em dia te possibilitam até afinar cintura!

Os dois aplicativos que eu mais uso para editar fotografias são:

O próprio Instagram – sim! você encontra no instagram MUITAS opções para edição de foto e tem um facilitador, depois de editar eu já realizo a postagem sem precisar abrir outros aplicativos.

Antes de descobrir que o próprio instagram me auxiliava nesse processo de edição, eu usava o aplicativo Snapseed. Ele é gratuito e tem para Android e Apple! Eu ainda uso ele, principalmente para as fotos que não são direcionadas para o Instagram. Além de ser simples, é eficiente e te dá várias opções de filtros.

Facetune – o queridinho das blogueiras também está na minha lista dos aplicativos de celular para edição de fotografia, mas não se espante com o que eu vou dizer: NUNCA usei e não gosto do seu resultado. Como fotografo crianças, em sua maioria das vezes, a pele não precisa de retoques, branqueamento ou suavização. Uma das coisas que eu mais gosto na fotografia é mostrar a realidade por um ângulo poético (paisagens) ou feliz. Se eu quero que a minha pele fique melhor na fotografia, eu invisto em maquiagem! Fica natural, simples e REAL.

Baixei o aplicativo há pouco tempo, por isso usei pouco e o pouco que testei não fez a minha cabeça. Mas se você quiser testar, fica a dica de um aplicativo bastante falado pelas blogueiras de moda! Ele custa 4.99U$ na loja da apple.

Bem, espero que vocês tenham gostado das dicas e coloquem em prática!

FOTOGRAFEM, FILMEM, ETERNIZEM. Isso é tudo que os nossos filhos terão no futuro!

Beijos,

Ananda Urias
ananda@maezice.com.br
Instagram e snapchat: maezice
Fan Page: Fb.com/maezice
Youtube.com/maeziceblog
Grupo no Facebook Mãezice

Ananda Urias
Partilhar:

14 Comentários

  1. Ketlin
    22 de junho de 2016 / 14:32

    Não consigui encontrar os app de edição que usa..

    • Ananda Urias
      22 de junho de 2016 / 14:34

      Deu um erro aqui, mas pode atualizar a página que já está no ar! Beijos

  2. Silvia Novaes
    22 de junho de 2016 / 14:44

    Muito bom! Parabéns ?

  3. Geysa Lino
    22 de junho de 2016 / 14:48

    Adorei as dicas flor!!!!????

  4. Débora
    22 de junho de 2016 / 15:15

    Boas dicas,Nanda! Suas fotos são sempre lindas de morrer!

  5. Amanda Andrade
    22 de junho de 2016 / 15:15

    Gostei muito do post!!! Só tenho preguiça de câmera (ou falta de tempo mesmo) … Sempre que tiro na câmera passo dias pra passar pra o computador. Ainda bem que os smartphones ajudam bastante hoje em dia!!!

  6. Alessandra Baldo
    22 de junho de 2016 / 15:30

    adoro fotografar minha filha também, e procuro sempre a luz natural que bate dentro do apto mas melhor que isso é descer no parquinho onde ela fica livre e bem mais a vontade. Tirei fotos lindas dela lá e minha câmera nem chega a ser semi profissional, é uma câmera super simples da Samsung mas quero trocar ela logo logo.Adoro seus posts, bjs!

  7. Camila
    22 de junho de 2016 / 15:50

    Ananda dicas maravilhosas. Suas pequenas são lindas!! Parabéns!!

  8. Camila
    22 de junho de 2016 / 16:44

    Dicas valiosas Ananda! Adorei! Com certeza as minhas fotos nunca mais serão as mesmas!!! Obrigada por compartilhar conosco seus segredinhos de lindas fotos!

  9. Jaqueline
    22 de junho de 2016 / 17:07

    Adorei as dicas.

  10. Gabriela
    22 de junho de 2016 / 17:19

    Dicas muito legais Nanda. ?

  11. Janaina
    22 de junho de 2016 / 17:35

    Adorei as dicas . Parece que leu meus pensamentos . Estava ontem mesmo pensando em como vc tira fotos ótimas. 😉

  12. Lígia
    24 de junho de 2016 / 21:51

    Obrigada por compartilhar essas informações!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *