Receita de Escondidinho de aipim

Receita de Escondidinho de aipim

Aqui no Nordeste, é bem comum as pessoas comerem macaxeira/ apimi/ mandioca no café da manhã ou no jantar (ou nos dois!). rs! Aqui em Fortaleza, as pessoas costumam comer aipim frito nos restaurantes e bares, mas em Recife (minha terrinha natal) o comum mesmo é comer ela cozida e bem molinha! Mas o que eu sei é que independente do local em que você mora no Brasil, você consegue encontrar essa raiz com facilidade no mercado. 😉

Essa semana me aventurei e investi em uma receitinha tradicional, mas que Alicinha ainda não tinha provado. Larinha infelizmente não gosta de macaxeira, mas essa receita pode ser introduzida na alimentação tanto de um bebê como de uma criança. A única diferença serão os temperos usados e o sal, que por aqui eu já comecei a inserir (mesmo que a contra gosto da minha pediatra) uma pitada de sal do Himalaia (natural e bem mais suave).

Essa receita é super simples e foi mega aprovada por Alicinha. Ela comeu esse pratinho todinho! yummmy.

Escondidinho de aipim baby

Ingredientes:

  • AIPIM (quantidade a gosto)
  • Recheio para o escondidinho (que pode ser carne moída, carne desfiada ou frango desfiado no molho de tomate)

Como fazer:

  1. Descasque o aipim
  2. coloque em uma panela com água fervendo e um fio de óleo (deixa ela mais molinha). A quantidade de água é apenas o suficiente para cobrir o aipim na panela.
  3. Cozinhe por 15 a 20 minutos. Antes de tirar da água fervendo, se certifique com um garfo que ela está de fato cozida.
  4. Tire da panela e em um prato, corte ela no meio para retirar os “fiapos” próprios do aipim.
  5. Retirado todos os fiapos, coloque o aipim no liquidificador ou mixer e com um pouco da água do próprio cozimento vá batendo até que ele vire um “caldo” encorpado.
  6. PRONTO. Simples, fácil e gosto. Essa é a base do seu escondidinho. 🙂

Algumas pessoas colocam leite, outras colocam creme de leite… Para mim, a graça do escondidinho é comer a própria macaxeira cozida! Assim você vai estar oferecendo a própria raiz, sem interferências de sabores, e super saudável.

Para montar o seu escondidinho é fácil. Coloque uma camada de aipim, seguido de uma camada do recheio a sua escolha e para finalizar, a última camada de aipim. Para as crianças, ainda podemos colocar queijo ralado em cima da última camada de aipim ou requeijão, creme de ricota ou mussarela na camada do recheio junto com a proteína e depois colocar no forno para aquecer.

Essa receita é uma delícia e serve para a família inteira! Ah, vale a pena lembrar que o aipim é um alimento super saudável que traz vários benefícios para a saúde de todos. Alguns dos seus benefícios:

  • Aumento da função imune
  • Proteção contra doenças cardíacas
  • Retardar o envelhecimento
  • Reparo do DNA e Proteção
  • Alívio da Doença Cardiovascular
  • Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sangüínea)
  • Proteção de Alzheimer
  • Proteção Osteoporose
  • Redução do Risco de Diabetes Tipo II
  • Proteção antioxidante
  • Prevenção de crises de epilepsia

Vale ou não vale a pena investir nesse alimento? Espero que vocês tenham gostado da receitinha da semana.

Beijos,

Ananda Urias
ananda@maezice.com.br
Curta nossa FanPage: Mãezice
Instagram e Snapchat: Maezice

Grupo no facebook Mãezice

Ananda Urias
Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *