Quando começar tratamento pós parto?

Quando começar tratamento pós parto?

Assim como eu, a maioria das recém mamães buscam a antiga barriga ou encontraram no pós parto o incentivo para lutar pelo tão sonhado corpo. Não que você precise ficar magra ou coisa assim, é verdade! Mas para as mamães que desejam entrar em forma, o Mãezice vai ajudar.

Hoje é dia apresentar uma nova parceira e amiga do blog, a Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional Olga Saraiva. Ela está me auxiliando no meu projeto #BelezuradeMãe e tem muitas dicas legais e conteúdo de qualidade para trazer pro nosso blog!

Logo de cara, vamos falar do assunto mais pedido por vocês: E ai, Dra. Quando posso começar os tratamentos estéticos no pós parto?

Com o nascimento do bebê, além da mãe se dedicar totalmente a um novo estilo de vida, é preciso que a mulher não se esqueça de si mesma, ou seja, este período pós-parto é o momento em que ocorre o processo de recuperação da silhueta.

Entretanto esta etapa pode ser um pouco mais longa para algumas mulheres e as alterações na forma física podem permanecer por um tempo prolongado.

Para aquelas que têm na genética uma aliada e que levam a sério as orientações nutricionais durante a gravidez, a recuperação da silhueta ocorre normalmente em um período de 3 a 6 meses, especialmente quando amamentam. Mas, para a maioria, dependendo de quantos quilos a pessoa engordou durante a gravidez, o processo costuma ser um pouco mais moroso.

Sendo assim, alguns tratamentos estéticos podem ajudar a mulher na recuperação de sua autoestima e do contorno corporal muitas vezes ficando até melhor do que antes da gestação.

O tratamento pode ser iniciado no dia seguinte após o parto. A drenagem linfática por exemplo, pode ser realizada na própria maternidade. A técnica vai direcionar o excesso de líquido, toxinas e ativar o sistema imunológico. Desta maneira o excesso é facilmente eliminado pelo organismo muitas vezes, pela urina. Desinchando-a rapidamente e diminuindo esse incomodo inicial.

O aval do obstetra é fundamental e a técnica não está indicada em portadoras de hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombone venosa profunda e qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Existe diferenças entre a drenagem para parto normal e cesariano então escolha um fisioterapeuta habilitado.

Amamentar a cada três horas leva a um gasto médio de 500 calorias ao dia sem falar que libera oxitocina, um hormônio que, entre outras importantes tarefas, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal consequentemete a barriguinha também.

Amamentação não contra indica todos os tratamentos estéticos. Após 40 dias da cesária alguns exercícios assim como alguns tratamentos estéticos estão liberados.

No caso do parto normal, assim que a mãezinha se sentir confortável pode iniciar a atividade física assim como os tratamentos estéticos.

Durante esse periodo lançamos mão de tratamentos para flacidez de pele e muscular, estrias (essas podem ser cuidadas desde o período gestacional) e gordura localizada.

Como o organismo está nesse periodo de involução tudo que for feitos durante esses 6 primeiros meses terão resultados melhores e mais duradouros então de olho no tempo!

Com carinho,
Dra. Olga Saraiva
Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional – Stetic Class Fortaleza
CREFITO 123.553

Ananda Urias
Partilhar:

3 Comentários

  1. Juliana cintra
    27 de Janeiro de 2016 / 09:44

    Ótimo post ?

  2. Alessandra
    27 de Janeiro de 2016 / 10:06

    Que tal um post com as principais dúvidas das mães? Seria bem legal!

    • Ananda Urias
      27 de Janeiro de 2016 / 11:13

      Alessandra, ótima ideia! Pode deixar as suas dúvidas aqui! Tenho certeza de que a Olga vai adorar responder todas elas em forma de post. Vou perguntar no snapchat se existem mais dúvidas. 🙂
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *